Consumo e Produção Responsáveis Ação Contra a Mudança Global do Clima Vida Terrestre

Redução do Desmatamento e da Degradação Florestal (REDD) - Pará

Metodologia:

VM0007


Padrão:
VCS
Escala:
Grande-escala
Medidas Empregadas:
REDD

O objetivo do Projeto CIKEL de REDD APD da Amazônia Brasileira, é evitar emissões oriundas do desmatamento planejado em uma propriedade no estado do Pará, Brasil.

O projeto está localizado no Complexo do Rio Capim (RCC), município de Paragominas, no Estado do Pará. A propriedade RCC inclui cinco áreas florestais: Rio Capim, Poty, Cauaxi, Sumale Caculé, com 209.130,54 ha. A área do projeto é um subconjunto da propriedade RCC e cobre uma área de 27.434,9 ha de mata nativa.

O proponente do projeto é CKBV Florestal Ltda, empresa brasileira privada e familiar cujo principal negócio é a gestão e comercialização de madeira nativa.

A principal atividade do Projeto CIKEL de REDD APD da Amazônia Brasileira é o cancelamento planejado de atividades de desmatamento. O projeto permite a conservação da área florestal ao monitorar que a área possua atividades de manejo florestal sob a Certificação Forest Stewardship Council® (FSC®) por meio da extração de madeira de baixo impacto (Low Impact Logging, em inglês).

Além disso, a empresa está intensificando e aprimorando suas práticas para apoiar o desenvolvimento social sustentável, mantendo e melhorando o monitoramento da biodiversidade no RCC no âmbito da certificação FCS e atividades de REDD.

Os incentivos financeiros da venda de VCUs permitem que a atividade de projeto seja competitiva com cenários alternativos de negócios, permitindo que a CKBV mantenha mantém suas atividades de manejo florestal.

A partir da implementação deste Projeto REDD, estima-se que 9.432.299 toneladas de dióxido de carbono serão evitadas em um período de 10 anos.


Saldo disponível para compensações (tCO2e): 30,00